LEIA TAMBÉM:"ARQUIVO" e "PÁGINAS"

Dificuldades para comentar? Envie para o email : marcotlin@gmail.com
****************************************************

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

O BOTECO


Na infância, a Mario Totta era nosso parque de diversões de todas as tardes. Pela manhã estudávamos. Jorge, Renan, Lota e eu no Três de Outubro, em frente a praça da Tristeza. Arturzinho, Chicão e Judeuzinho em colégios do centro de Porto Alegre. Após o almoço e o dever de casa, iniciávamos as atividades. “Na Tristeza que é bom morar”, admitia Arturzinho, morador de Petrópolis, assíduo frequentador da Zona Sul.
Nadávamos no Guaíba, explorávamos as matas do clube Inapiários e éramos o terror dos vizinhos com barulhentos carrinhos de rolimã nas calçadas.
Durante a adolescência, aos finais de semana, dançávamos com as gurias no clube Comercial ou Tristezense. Vez por outra, um de nós pegava o carro do pai e nos aventurávamos mais longe, íamos ao Grêmio União, Grêmio Gaúcho ou Gondoleiros. Quando não havia dinheiro no bolso, escalávamos reuniões dançantes na casa de aniversariantes.
Em matéria de festas, as garotas eram campeãs na programação. Pelo menos até aparecer um namorado ciumento e mau dançarino que obrigava a reprogramação em outro local.
Num final de outono, Arturzinho e Chicão, os mais velhos do grupo, decidiram trabalhar. A partir daí, Jorge, Renan, Lota e eu, enfrentamos dificuldades para montar time de futebol e jogar no campinho da Landell de Moura.
Alguns meses depois, mudei-me para perto do antigo Dinossul, hoje Nacional, onde morei até concluir o curso de Engenharia. Formado, transferi-me para Brasília, onde moro atualmente.
Lota, após um curso na Varig, tornou-se comandante da Companhia. Mas queria vôos mais altos e montou uma escola de pilotos na distante China.
Hoje os cinamomos estão solitários. Em visita a Zona Sul, não encontrei ninhos de sabiás ou guris colhendo sementinhas verdes para guerrear com fundas caseiras.
Passaram-se quarenta anos e há uns cinco, recebi um recado no Orkut. “Marcão, aqui é o Jorge, lembra que fomos vizinhos na Mario Totta?” Reiniciamos contatos por e-mails e, como tenho parentes em Porto Alegre, na primeira oportunidade, procurei-o.
Jorge atualizou a agenda, “nosso grupo continua encontrando, agora nas segundas-feiras no Boteco do Natalício, no centro.” E continuou, “temos uma mesa com nosso nome gravado no tampo.”
Na segunda-feira seguinte, liguei para o Jorge e fomos. O bar não tem cinamomos, nem fica a beira do Guaíba. Mas nem precisa, pois não temos mais a energia de outrora. Na mesa a esquerda da entrada, lá estavam, Chicão, Arturzinho e Judeuzinho. A partir daí, sempre que vou a Porto Alegre, programo na viagem o encontro com os amigos no Boteco.
Tiago, o garçom que nos atende não perde a oportunidade de piruar as histórias da Zona Sul.
Caso a Zero Hora seja distribuída na China, envio um recado ao Lota. Quando cansar do Mandarim e voltar aos pagos, haverá uma cadeira a espera no Boteco do Natalício.

Um comentário:

  1. Coisa maravilhosa se encontrar com amigos e compartilhar momentos de colocar os papos em dia!!!!!
    Adorei esta reportagem.
    Abraço, Rejane Hirtz Trein

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante